Chá da Folha de Pitanga Como Fazer? Para que Serve? Estas serão algumas das dúvidas que iremos esclarecer para você neste artigo. Além disso, a Pitangueira é uma arvore nativa da Mata Atlântica, contudo, é cultivada em muitos países em razão da sua versatilidade para a produção do Chá da Folha de Pitanga.
Benefícios desta bebida
A pitanga é uma fruta muito conhecida pelas altas taxas de vitaminas que ela possui em sua composição. E, mesmo que o chá não seja preparado com o fruto da pitangueira, essa bebida é capaz de tratar diversos problemas de saúde que afetam o organismo. Assim, pode-se dizer que essa capacidade decorre de suas ações anti-inflamatória natural, laxativa e calmante. Isso sem contar com a presença de flavonoides, os quais atuam no fortalecimento das defesas do corpo.
Assim, o chá de pitanga é indicado para sanar doenças do fígado, diarreia e cólica menstrual. Controla diabetes, colesterol e reumatismo. Além disso, pode ser utilizado no tratamento de asma, bronquite e dores de garganta. Como provoca um efeito relaxante, pode ser capaz de ajudar as pessoas que querem emagrecer, pois diminuem a ansiedade e a compulsão por alimentos. Rica em vitamina A, a bebida feita com as folhas da pitangueira combate o envelhecimento precoce das células e também casos de câncer.
Como preparar o chá de pitanga?
O primeiro passo é escolher as melhores folhas para preparar a bebida. Diferente de muitas frutas, que podem ser usadas para fazer o chá, no caso da pitanga só se utiliza as folhas da pitangueira. Para preparar esse remédio natural, separe três colheres das melhores folhas e coloque um litro de água no fogo.
Espere a água ferver e depois despeje as folhas. Em seguida, tampe o recipiente e espere a infusão por 10 minutos. O ideal é consumir até três xícaras da bebida por dia, de preferência entre as principais refeições, como o café da manhã, almoço e janta. Não ultrapasse a quantidade indicada, para não correr o risco de colocar a saúde em risco.
Precauções no consumo
Todo remédio, seja ele natural ou industrializado, precisa de certo controle ao ser ingerido. No caso do chá de pitanga não é diferente. Por ser uma bebida com ação diurética, precisa ter as doses corretas respeitadas, caso contrário, pode prejudicar o funcionamento saudável do organismo. Além disso, o chá pode interferir na quantidade de potássio no corpo, provocando, consequentemente, problemas na frequência cardíaca.
Outro cuidado todo especial que os consumidores precisam ter é no momento de escolher as melhores folhas para compor o chá. Assim, busque comprar em lojas especializadas, que podem ser facilmente encontradas na internet. Algumas feiras livres também comercializam esse tipo de erva, busque se informar na sua cidade.
2. Tem Ação Anti-inflamatória:
Por seu potencial efeito anti-inflamatório o Chá da Folha de Pitanga pode ajudar a combater as inflamações no corpo. Ele combate tanto aquelas causadas por imunidade baixa quanto as crônicas, como os tipos de artrite.
Mas para esses casos é recomendado que o médico informe a quantidade a utilizar, como parte do tratamento com medicamentos.
3. Combate os Radicais Livres:
Por conter antioxidantes, esse chá ajuda a combater os radicais livres que impedem a renovação das células quando estão em grande quantidade no organismo. Com esse efeito, as células ficam mais saudáveis.
Isso evita desde o envelhecimento precoce até tumores, pois ambos ocorrem devido a células doentes ou que já não conseguiam mais funcionar.
4. Melhora o Funcionamento do Intestino:
As propriedades depurativas e digestivas do Chá da Folha de Pitanga ajuda a regular o funcionamento do intestino.
5. Atua como Bactericida:
Com efeito positivo no combate a vários tipos de bactérias, o Chá da Folha de Pitanga é útil para tratar bactérias que afetam o intestino, além de limpar feridas, de secar aftas e de prevenir gengivite e infecções na garganta, por exemplo.
6. Regula a Pressão Arterial e Taxas de Açúcar no Sangue:
Pesquisas recentes cada vez mais comprovam a utilidade do Chá da Folha de Pitanga para regular a pressão e também para a redução das taxas de açúcar no sangue, melhorando a qualidade de vida de hipertensos e de diabéticos.
Fonte: www.saudedica.com.br e www.chabeneficios.com.br
Comentários
Postar um comentário