Nossa sociedade está cada vez mais preocupada com a vaidade e em manter a beleza do corpo e da pele. O processo de envelhecimento é natural e inevitável, mas com alguns tipos de tratamentos é possível melhorar de forma considerável o aspecto, a nutrição e o tônus muscular.
A utilização de ácidos para atuar no rejuvenescimento facial vem se tornando um procedimento bastante comum na área de beleza e estética, trazendo resultados expressivos para o aumento da hidratação e da elasticidade da pele.
De acordo com a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos, em 2012 foram realizados cerca de dois milhões de procedimentos utilizando o ácido hialurônico como preenchedor dérmico, ficando apenas atrás dos procedimentos realizados com o uso de toxina botulínica.
Conheça, a seguir, o que é o ácido hialurônico, saiba para que serve e quais os possíveis efeitos colaterais com o seu uso.
A importância da pele
A pele é o maior órgão do corpo humano, definindo o limite entre o nosso corpo e o ambiente externo e sendo responsável por diversas funções, entre elas o controle da temperatura corporal, o controle do fluxo sanguíneo, a proteção contra agentes do meio ambiente, além de exercer as funções sensoriais de calor, frio, pressão, dor e tato.
O envelhecimento da pele ocorre em função de inúmeras alterações celulares, com a redução da capacidade dos órgãos em executar suas funções normalmente e resultando no desenvolvimento de doenças e na morte. Este processo de envelhecimento compromete os fibroblastos e, como consequência, reduz a síntese e a atividade de proteínas que são fundamentais para a elasticidade, a hidratação e a resistência da pele, como é o caso da elastina, do colágeno e das proteoglicanas.
A sociedade utiliza substâncias para cuidar e melhorar a aparência há milhares de anos e estas eram, inicialmente, apenas pigmentos de origem animal e vegetal que eram aplicados para ajudar na aparência do rosto.
A utilização de ácidos para atuar no rejuvenescimento facial vem se tornando um procedimento bastante comum na área de beleza e estética, trazendo resultados expressivos para o aumento da hidratação e da elasticidade da pele. De acordo com a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos, em 2012 foram realizados cerca de dois milhões de procedimentos utilizando o Ácido Hialurônico como preenchedor dérmico, ficando apenas atrás dos procedimentos realizados com o uso de toxina botulínica.
Para que Serve o Ácido Hialurônico?
O Ácido Hialurônico se tornou uma grande evolução da indústria química e farmacêutica, há muitas empresas no Brasil trabalhando com esta substância. A escolha da marca que comercializa deve sempre ser realizada de forma adequada pelo profissional que irá realizar o procedimento e também de acordo com o diagnóstico feito em cada paciente.
O profissional deve sempre considerar as características químicas, a compatibilidade biológica, o baixo risco de alergia, a segurança, o tempo de reabsorção, a baixa imunogenicidade, a forma de obtenção do produto e também avaliar o custo final para aplicação no paciente. Boa parte dos ácidos comercializados preenche bem estas características, tornando Ácido Hialurônico um dos melhores ácidos para preenchimento cutâneo temporário do mercado.
O Ácido Hialurônico é bastante vendido em forma de gel injetável, sendo considerado de alto padrão quando se trata de estética para correção de rugas, para reposição de volume facial e para perda de contorno.
O profissional que irá realizar o procedimento também deve levar em consideração o volume de Ácido Hialurônico a ser injetado para que se consiga uma boa correção, dependendo da profundidade dos sulcos das rugas, além de avaliar a viscosidade que deverá ser utilizada em cada procedimento. A aplicação dérmica do Ácido Hialurônico de alta viscosidade tem como principal função preencher grandes volumes e, assim, remodelar o rosto, corrigindo possíveis depressões.
Como Usar o Ácido Hialurônico:
Geralmente, este Ácido Hialurônico presente na pele vai diminuindo com o envelhecimento, e por isso, a hidratação e elasticidade da pele diminui, o que provoca o surgimento de rugas, marcas e manchas na pele. Desta forma, para rejuvenescer a pele, pode-se usar Ácido Hialurônico através de aplicação de cremes, de comprimidos ou mesmo através de injeções na pele.
1. Preenchimento Facial com Ácido Hialurônico Injetável:
O Ácido Hialurônico injetável é um produto em forma de gel, indicado para preencher rugas, sulcos e linhas de expressão do rosto, normalmente ao redor dos olhos, cantos da boca e testa. Também é usado para aumento do volume dos lábios e bochechas e, para corrigir olheiras e cicatrizes de acne.
- Como Aplicar: Ele deve ser sempre aplicado por um dermatologista ou cirurgião plástico em clinicas de dermatologia. O profissional faz pequenas picadas no local que se pretende aplicar o ácido e usa anestesia local para diminuir a sensibilidade e a dor das picadas. Este procedimento demora em média 30 minutos, não sendo necessário internamento;
- Resultados: Os resultados da sua aplicação surgem imediatamente após o procedimento, e duram entre 6 meses até 2 anos, dependendo do organismo de cada pessoa, da quantidade de gel e da profundidade e quantidade de rugas. Após a aplicação do ácido é comum surgir dor, inchaço e hematoma no local, que geralmente desaparece ao final de uma semana, no entanto para diminuir o desconforto pode-se aplicar gelo com uma compressa durante 15 minutos várias vezes ao dia.
2. Creme com Ácido Hialurônico:
O creme que contêm Ácido Hialurônico promove a hidratação da pele, pois retém grande quantidade de água, dando à pele uma aparência firme e lisa. Este produto deve ser usado por homens e mulheres a partir dos 45 anos de idade.
- Como Aplicar: O creme com Ácido Hialurônico deve ser aplicado diretamente na pele, 3 a 4 vezes por semana, devendo-se passar uma pequena quantidade por todo o rosto, após fazer uma limpeza da pele.
- Resultados: A aplicação dos cremes têm melhores resultados na prevenção do que no tratamento das rugas, no entanto, pode ser aplicado quando a pessoa já apresenta a pele enrugada, ajudando a hidratar a pele e dando-lhe um aspeto mais saudável e jovem.
3. Cápsulas com Ácido Hialurônico:
As cápsulas ou os comprimidos com Ácido Hialurônico têm um forte poder antienvelhecimento, pois ajudam a reparar os tecidos e a manter a elasticidade da pele, porém, só devem ser tomados por indicação do dermatologista, já que também podem ser usados para tratar problemas de olhos e ossos.
Quando Tomar: Deve-se tomar 1 cápsula por dia com uma das refeições, ao jantar, por exemplo e, apenas devem ser tomados durante o tempo indicado pelo médico, sendo que normalmente não é tomado por mais de 3 meses.
Fonte: www.saudedica.com.br e www.mundoboaforma.com.br
Comentários
Postar um comentário