Pular para o conteúdo principal

Chá da Folha de Pitanga Como Fazer? Para que Serve?

Chá da Folha de Pitanga Como Fazer? Para que Serve? Estas serão algumas das dúvidas que iremos esclarecer para você neste artigo. Além disso, a Pitangueira é uma arvore nativa da Mata Atlântica, contudo, é cultivada em muitos países em razão da sua versatilidade para a produção do Chá da Folha de Pitanga.

Benefícios desta bebida

A pitanga é uma fruta muito conhecida pelas altas taxas de vitaminas que ela possui em sua composição. E, mesmo que o chá não seja preparado com o fruto da pitangueira, essa bebida é capaz de tratar diversos problemas de saúde que afetam o organismo. Assim, pode-se dizer que essa capacidade decorre de suas ações anti-inflamatória natural, laxativa e calmante. Isso sem contar com a presença de flavonoides, os quais atuam no fortalecimento das defesas do corpo.
Assim, o chá de pitanga é indicado para sanar doenças do fígado, diarreia e cólica menstrual. Controla diabetes, colesterol e reumatismo. Além disso, pode ser utilizado no tratamento de asma, bronquite e dores de garganta. Como provoca um efeito relaxante, pode ser capaz de ajudar as pessoas que querem emagrecer, pois diminuem a ansiedade e a compulsão por alimentos. Rica em vitamina A, a bebida feita com as folhas da pitangueira combate o envelhecimento precoce das células e também casos de câncer.

Como preparar o chá de pitanga?

O primeiro passo é escolher as melhores folhas para preparar a bebida. Diferente de muitas frutas, que podem ser usadas para fazer o chá, no caso da pitanga só se utiliza as folhas da pitangueira. Para preparar esse remédio natural, separe três colheres das melhores folhas e coloque um litro de água no fogo.
Espere a água ferver e depois despeje as folhas. Em seguida, tampe o recipiente e espere a infusão por 10 minutos. O ideal é consumir até três xícaras da bebida por dia, de preferência entre as principais refeições, como o café da manhã, almoço e janta. Não ultrapasse a quantidade indicada, para não correr o risco de colocar a saúde em risco.

Precauções no consumo

Todo remédio, seja ele natural ou industrializado, precisa de certo controle ao ser ingerido. No caso do chá de pitanga não é diferente. Por ser uma bebida com ação diurética, precisa ter as doses corretas respeitadas, caso contrário, pode prejudicar o funcionamento saudável do organismo. Além disso, o chá pode interferir na quantidade de potássio no corpo, provocando, consequentemente, problemas na frequência cardíaca.
Outro cuidado todo especial que os consumidores precisam ter é no momento de escolher as melhores folhas para compor o chá. Assim, busque comprar em lojas especializadas, que podem ser facilmente encontradas na internet. Algumas feiras livres também comercializam esse tipo de erva, busque se informar na sua cidade.

2. Tem Ação Anti-inflamatória:

Por seu potencial efeito anti-inflamatório o Chá da Folha de Pitanga pode ajudar a combater as inflamações no corpo. Ele combate tanto aquelas causadas por imunidade baixa quanto as crônicas, como os tipos de artrite.
Mas para esses casos é recomendado que o médico informe a quantidade a utilizar, como parte do tratamento com medicamentos.

3. Combate os Radicais Livres:

Por conter antioxidantes, esse chá ajuda a combater os radicais livres que impedem a renovação das células quando estão em grande quantidade no organismo. Com esse efeito, as células ficam mais saudáveis.
Isso evita desde o envelhecimento precoce até tumores, pois ambos ocorrem devido a células doentes ou que já não conseguiam mais funcionar.

4. Melhora o Funcionamento do Intestino:

As propriedades depurativas e digestivas do Chá da Folha de Pitanga ajuda a regular o funcionamento do intestino.

5. Atua como Bactericida:

Com efeito positivo no combate a vários tipos de bactérias, o Chá da Folha de Pitanga é útil para tratar bactérias que afetam o intestino, além de limpar feridas, de secar aftas e de prevenir gengivite e infecções na garganta, por exemplo.

6. Regula a Pressão Arterial e Taxas de Açúcar no Sangue:

Pesquisas recentes cada vez mais comprovam a utilidade do Chá da Folha de Pitanga para regular a pressão e também para a redução das taxas de açúcar no sangue, melhorando a qualidade de vida de hipertensos e de diabéticos.
Fonte: www.saudedica.com.br e www.chabeneficios.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 16 Benefícios da Taioba Para Saúde!

Os Benefícios da Taioba Para Saúde  são diversos, e valem a pena conhecer. Além disso, é cada vez mais comum encontrarmos indicações de plantas, que nem imaginávamos na vida que fossem comestíveis, mas que vêm sendo estudadas e resgatadas para a nossa culinária e para o nosso dia a dia. Assim como é o caso da  Taioba , uma planta vista como mato, ou até mesmo uma erva daninha, mas que poucos sabem da sua eficiência para nossa saúde. O que é   Taioba? A  Taioba  é uma planta tropical que pode ser considerada uma verdura, pois ela é comestível e o modo de preparo é semelhante ao de outros vegetais, como a couve, por exemplo. Ela é composta de muitos nutrientes e minerais, sendo uma excelente aliada para os cuidados com a saúde. A  Taioba  é originária da América Central, porém já era cultivada há milhares de anos na China e no Egito. Suas folhas parecem com as folhas da couve, porém um pouco mais largas e mais vistosas. Ela também é conhecida como: orelha-de-elefante, macabo, ma

Como fazer um devocional

Textos bíblicos sobre: A mente pode ser corrompida “Mas receio que, assim como a serpente, como fazer um devocional enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo.” II Cor. 11:3. “Não sabeis que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado.” I Cor. 3:16 e 17. A quem pertence o nosso corpo? I Cor. 6:19 e 20. “Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” I Cor. 6:19 e 20. Que princípio então deve reger nossas escolhas? I Cor. 10:31. “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.” I Cor. 10:31. Amor aos prazeres traz pobreza –

15 dicas rápidas para manter a saúde mental e física

A pressão por resultados é inerente à rotina corporativa e temos de conviver com ela de forma inteligente. Quando isso não acontece, a saúde mental e física ficam prejudicadas, por isso algumas atitudes simples podem ser incorporadas à rotina para manter corpo e mente em pleno funcionamento. O foco no trabalho precisa ter a medida certa. Caso contrário, se torna prejudicial. O equilíbrio leva ao sucesso de cada um e da equipe. Confira a seguir 15 dicas rápidas para manter a saúde mental e física em dia: 1- Durma bem:  dizem que o ideal são oito horas de sono, mas não há um número certo. O importante é saber, e dormir, o tempo necessário para a saúde e bem-estar do seu organismo. Uma boa noite de sono é o primeiro passo para você ser mais produtivo. (Por falar em produtividade, que tal aprender mais sobre esse conceito com o maior especialista brasileiro na área? Clique aqui para conferir a participação de Christian Barbosa no podcast V4Cast) 2- Faça caminhadas:  andar é um